26 julho 2021

Substâncias químicas

Per Christian Braathen

Os milhões de substâncias que existem são constituídas dos átomos dos pouco mais de 100 elementos. Quando uma substância é constituída de apenas um elemento, temos substâncias simples. O número de substâncias simples é pequeno, embora maior do que o número de elementos, tendo em vista que os átomos de alguns elementos se agrupam (se ligam) de maneiras diferentes, resultando em formas alotrópicas de um mesmo elemento, como já vimos anteriormente.

Como quase todos os elementos são metais, quase todas as substâncias simples são metálicas, com as características inerentes a esta classe de substâncias, tais como maleabilidade, ductilidade e grande condutibilidade elétrica e térmica. Quase todos são sólidos nas condições ambientais, sendo a única exceção o mercúrio, que é líquido nestas condições. A maioria apresenta altos pontos de fusão e ebulição, o que implica que fortíssimas ligações existem entre os átomos constituintes. [...]

As substâncias simples formadas por ametais são em número bem menor, já que o número de elementos ametálicos é bem menor. Estas substâncias apresentam propriedades físicas e químicas bem diferentes das substâncias metálicas.

Muitas são gases em condições ambientais. É o caso das substâncias oxigênio, ozônio, nitrogênio, flúor e cloro. Uma é líquida, o bromo. Outros são sólidos, como a grafite e o diamante, que são formas alotrópicas do elemento carbono, [constituídas] por átomos daquele elemento. O enxofre também é sólido nas condições ambientais, bem como as formas alotrópicas do elemento fósforo, constituindo as substâncias simples fósforo branco, fósforo vermelho e fósforo negro, que apresentam propriedades físicas e químicas bem distintas.

O boro, o antimônio e o arsênio também são substâncias ametálicas, sólidas nas condições ambientais.

Mesmo as substâncias ametálicas que se apresentam como sólidos nas condições ambientes possuem, de modo geral, baixos pontos de fusão e ebulição. De modo geral são também maus condutores de eletricidade e calor. [...]

As substâncias simples ametálicas, diferentemente dos metais, são na maioria das vezes constituídas por agregados de atomicidade exatamente definida, ou seja, com um número de átomos bem definido em cada aglomerado. Ou seja, são formadas por moléculas.

Molécula é exatamente isto, um aglomerado característico de átomos de atomicidade exatamente definida. É importante ter em mente que quase todas as substâncias, quer simples, quer compostas, são constituídas de moléculas, que constituem, portanto, a unidade básica fundamental de quase todas as substâncias químicas existentes.

Fonte: Braathen, P. C. 2009. Química geral. Viçosa, CRQ-MG.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker