Da educação de um homem selvagem
Jean-Marc Gaspard Itard
Guiado pelo espírito da sua doutrina [Philippe Pinel], embora menos pelos seus preceitos, que não podiam adaptar-se a este caso imprevisto, reduzi a cinco proposições principais o tratamento moral ou a educação do Selvagem de Aveyron.
Primeira proposição. Atraí-lo para a vida social, tornando-lhe mais suave do que a que levou até então e, sobretudo, mais parecida com a vida que acabava de deixar.
Segunda proposição. Despertar a sensibilidade nervosa com os estimulantes mais enérgicos e às vezes pelas emoções mais vivas da alma.
Terceira proposição. Alargar as esferas das suas ideias criando-lhe necessidades novas e multiplicando as suas relações com os seres que o rodeiam.
Quarta proposição. Levá-lo ao emprego da palavra, determinando o exercício da imitação pela lei imperiosa da necessidade.
Quinta proposição. Exercitar, durante algum tempo, sobre os objetos das suas necessidades físicas, as mais simples operações do espírito, determinando de imediato a aplicação sobre objetos de instrução.
Fonte: Merani, A. L. 1978 [1972]. Natureza humana e educação. Lisboa, Noticias. Excerto de livro originalmente publicado em 1802.

1 Comentários:
Atrair vida social
Despertar sensibilidade
Alargar as ideias
Uso das palavras
Exercitar necessidades físicas e espirituais.
Educação selvagem!
Prof. No entender Educação passa por comunicação e comunicação passa por didática e didática passa levar o sujeito a uma reflexão ou rejeição. E o que penso!
Postar um comentário
<< Home