15 julho 2012

Biogeografia

C. Barry Cox & Peter D. Moore

[Prefácio]
Os padrões em biogeografia são o resultado das interações entre duas grandes forças no nosso planeta: a evolução biológica e a tectônica de placas. Para interpretá-las, precisamos entender muitas áreas distintas das ciências: evolução, taxonomia, ecologia, geologia, paleontologia e climatologia. Embora cada área tenha sua contribuição individual, um livro-texto como este tem [de] ser abrangente, sendo acessível para estudantes das mais variadas formações. Isto é particularmente necessário hoje em dia, quando o advento de métodos moleculares, cada vez mais usados para demonstrar as relações entre as espécies, e as técnicas cladísticas de impor padrões sobre os dados resultantes prometem revolucionar nosso entendimento sobre a biogeografia.

Muitas mudanças ocorreram nos estudos biogeográficos nos últimos 32 anos, e nesse período foram feitas sete edições deste livro-texto. Nos idos de 1973, o grande problema era que a relação da nossa espécie com a biota e com o clima do nosso planeta era pouco considerada. Assim, o efeito estufa era mais uma questão para os agricultores do que uma preocupação de todo o planeta.

Apenas depois da década de 1980 aumentaram as evidências de que o clima na Terra estava mudando, e ficou cada vez mais evidente que isto estava acontecendo em conseqüência da atividade humana. Isto acabou levando a um grande debate público e ao envolvimento da comunidade científica. Ao interpretar as interações entre os fenômenos físicos e a vida das espécies, e o impacto humano em cada uma delas, a biogeografia tem, nitidamente, o papel de investigar os prováveis resultados das mudanças climáticas, sugerindo a melhor maneira de reduzir seus efeitos. Uma vez que as mudanças climáticas tornam menos férteis antigas áreas cultiváveis, seria possível encontrar novas áreas para substituí-las – e, se for o caso, onde? Ou poderíamos ter novas variedades de plantas, adaptadas às novas condições – nesse caso, onde poderíamos encontrá-las? Estas questões são provavelmente as razões para o grande aumento do número de pesquisas em biogeografia durante os anos 1990.  
[...]

Fonte: Cox, C. B. & Moore, P. D. 2009 [2005]. Biogeografia: uma abordagem ecológica e evolucionária, 7ª edição. RJ, LTC.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker