17 julho 2021

Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano?

Wilton S. Dias & Luís Paulo Piassi

O estudo das estações do ano é um dos principais tópicos para a introdução da astronomia no ensino básico. Todas as principais civilizações que desenvolveram alguma forma de calendário e a observação mais sistemática do céu fizeram-no a partir da observação da variação climática anual. Em uma sociedade agrária, onde os ritmos de plantio e colheita são determinados pelas estações do ano, os ciclos anuais de insolação determinaram diversos aspectos da vida social, cujos resquícios hoje ainda se verificam em festas religiosas de solstícios como o Natal e São João e de equinócio como a Páscoa.

Entretanto, embora o estudo das estações do ano seja um dos temas mais abordados no ensino de ciências, ainda hoje verificamos entre professores [...] e até em alguns livros didáticos uma excessiva superficialidade no tratamento do assunto [...], quando não erros conceituais. Uma questão interessante, por exemplo, é o fato amplamente divulgado de que a órbita da Terra não é uma circunferência, o que implica em uma variação na distância de nosso planeta até o Sol, muitas vezes exagerada nos desenhos dos livros didáticos [...]. Mesmo após aceitar que este fato não explica a variação climática anual, já que esta é causada pela inclinação do eixo imaginário de rotação da Terra tanto professores quanto alunos questionam sobre se a variação da distância Terra-Sol também não causa efeitos consideráveis sobre o clima.

Quando se preconiza no ensino de ciências levar os alunos a questionar e estabelecer relações entre fenômenos, ao invés apenas de memorizar fatos, essa questão se torna de suma relevância. No entanto, os livros didáticos não dão subsídios a esta questão nem a outras que advém dela. Por que razão a variação da distância Terra-Sol não determina as estações do ano? Em que época do ano essa distância é máxima ou mínima? Não há mesmo uma pequena influência dessa variação sobre a temperatura? E nos outros planetas do Sistema Solar, os fenômenos são similares aos da Terra? Se a inclinação do eixo imaginário da Terra fosse diferente ou a órbita da Terra fosse mais excêntrica, o que poderia acontecer? Esse é o tipo de questionamento que podemos observar em sala de aula por parte de estudantes quando, ao serem confrontados com a questão das estações do ano, são estimulados a refletir sobre o assunto [...].

Fonte: Dias, W. S. & Piassi, L. P. 2007. Por que a variação da distância Terra-Sol não explica as estações do ano? Revista Brasileira de Ensino de Física 29: 325-329.

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