A teoria dedutiva da troca
George C. Homans
1. Preposição de estímulo. – Se no passado a ocorrência de um estímulo particular, ou conjunto de estímulos, deu ensejo a que a ação de uma pessoa fosse recompensada, então, quanto mais os estímulos atuais se assemelharem aos do passado, mais provavelmente a pessoa deverá desempenhar a ação, ou alguma ação similar, agora.
2. Preposição de sucesso. – Para todas as ações empreendidas pelas pessoas, quanto mais frequentemente uma determinada ação de uma pessoa for recompensada, mais provavelmente a pessoa deverá desempenhar essa ação.
3. Preposição de valor. – Quanto mais valioso for para uma pessoa o resultado de sua ação, mais provavelmente ela deverá desempenhar a ação.
4. Preposição da privação-saciedade. – Quanto mais frequentemente uma pessoa tiver no passado recente recebido uma determinada recompensa, menos valiosa se tornará para ela qualquer ulterior unidade dessa recompensa.
5a. Preposição de agressão-aprovação. – Quando a ação de uma pessoa não recebe a recompensa que ela esperava ou a punição que não esperava, ela ficará zangada; mais provavelmente ela desempenhará comportamento agressivo, e os resultados de tal comportamento se tornarão mais valiosos para ela.
5b. Quando a ação de uma pessoa recebe a recompensa esperada, especialmente uma recompensa maior do que a esperada, ou não recebe a punição que esperava, isso lhe agradará; mais provavelmente ela desempenhará um comportamento aprobativo, e os resultados de tal comportamento se tornarão mais valiosos para ela.
Fonte: Skidmore, W. 1976 [1975]. Pensamento teórico em sociologia. RJ, Zahar.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home