19 junho 2018

A crise capitalista

Theotonio dos Santos

O objetivo deste primeiro seminário é discutir a crise atual do capitalismo, seu caráter e suas perspectivas, objetivando situar a atual conjuntura da América Latina dentro do seu contexto. Para esse fim, damos ênfase especial à análise da situação presente, porém estudando-a com base nos elementos gerais que permitem determinar suas características e prever a direção para a qual apontam suas tendências principais.

Qualquer discussão sobre o problema da crise capitalista possui implicações teóricas que não poderão ser desenvolvidas nesta exposição.

No entanto, devemos assinalar que existe uma corrente de pensamento, cada vez mais importante, fundamentalmente dentro do marxismo – embora também representada por pensadores não marxistas – que situa a crise atual do capitalismo dentro da teoria dos movimentos (econômicos) longos, baseada essencialmente nos trabalhos do economista russo Kondratiev. Este economista localizou, na economia mundial, um conjunto de ciclo com duração [aproximada] de 50 anos cada, nos quais o nível da produção alterna períodos de crescimento e de diminuição. Kondratiev demonstrou que esses ciclos se produzem historicamente e localizou três movimentos longos ao largo de 150 anos: sua teoria incluía, para o período em que descrevia (1920), a previsão de um período de depressão econômica, que de fato se realizou nos Estados Unidos de 1914 a 1940 e até 1945/48 na Europa. [...]

Fonte: Santos, T. 1979. In: Assmann, H. org. A Trilateral: Nova fase do capitalismo mundial. Petrópolis, Vozes.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker