02 agosto 2018

Filosofia da biologia

Paulo C. Abrantes

Este livro busca refletir o desenvolvimento expressivo da filosofia da biologia nas últimas décadas e contribuir para o debate em torno dos principais tópicos que vêm sendo investigados. Ele foi concebido de modo a que seja um ponto de partida para os que pretendem ser introduzidos na área e possa, também, servir de apoio ao ensino de graduação e de pós-graduação. Com esse intuito, cada um dos capítulos foi escrito de maneira a oferecer os conteúdos básicos necessários para que mesmo leitores sem formação na área possam acompanhar as discussões.

Os textos aqui incluídos são originais, preparados especialmente para este livro, o que faz com que o tratamento dos assuntos reflita não somente o estado da arte, mas também os enfoques que os seus respectivos autores privilegiam atualmente. Há uma preocupação em indicar, aos que estão tendo o seu primeiro contato com a filosofia da biologia, as linhas-mestras dos programas que lidam com os tópicos aqui contemplados, em uma área que já conta com uma significativa tradição de pesquisas.

As discussões devem interessar também aos especialistas em diversas áreas: não somente aos filósofos e biólogos, mas também aos psicólogos e cientistas sociais. O espaço aqui dedicado ao confronto das diferentes abordagens hoje empregadas para tratar da evolução humana, e do papel que nela desempenha a cultura é, efetivamente, maior do que o usual para obras do gênero.

Filosofia da biologia é uma evidência cabal da importância que ganhou a pesquisa nessa área na América Latina, destacando-se sua qualidade e diversidade temática. Filósofos e biólogos estão aqui igualmente representados, o que retrata a colaboração profícua que vem se dando entre esses especialistas nas últimas décadas.

Este empreendimento não teria sido possível sem o apoio decidido do grupo de filósofos da biologia que se formou em um congresso ocorrido na Universidade Nacional da Colômbia, em 2006, e que passou a ser conhecido como ‘Grupo Bogotá de Pensamento Evolucionista’. A maioria dos membros desse grupo contribuiu para este livro, bem como intermediou a agregação de especialistas que, originalmente, não eram integrantes do mesmo. Agradecemos aos colaboradores a confiança que depositaram no organizador, além de sua disponibilidade em adequar os textos de modo a que os objetivos inicialmente traçados pudessem ser alcançados. [...]

Fonte: Abrantes, P. C., org. 2011. Filosofia da biologia. Porto Alegre, Artmed. (Uma 2ª edição desta obra acaba de ser lançada pelo Núcleo de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; ver aqui.)

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker