15 dezembro 2023

Por ver-te

Maria Firmina dos Reis

   Por ver-te
Tudo – tudo eu daria:
   A vida, a alma, oh céus!
   Te of’receria.

Por ver-te inda uma vez
   Meu coração
   Anseia desejoso!
Por ver-te a mim rendido de afeição,
   Por ver-te venturoso.

Por ver-te – a paz, que gozo, – o ar, que gira
   Em todo o firmamento,
Eu quisera me fossem denegados,
   Só por ver-te um momento.

Por ver-te, ind’eu quisera aniquilado
O céu, o mar, a terra, o ar, o vento;
Quisera, pendurados nos abismos,
Ver os astros perderem o movimento.

Quisera que em meu leito, a horas mortas,
Tétrico, espectro mina, sinistramente,
Me viesse despertar – depois a morte,
Meus dias terminassem – duramente.

Por ver-te, tudo isso me causara,
Não pesar – alegria.
Por ver-te uma só vez durante a vida,
Por ver-te inda um só dia.

Fonte: Morais-Filho, J. N. 1975. Maria Firmina dos Reis: Fragmentos de uma vida. São Luís, Governo do Estado do Maranhão. Poema publicado em livro em 1861.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker