Do mangue ao manguezal
Flávia Rebelo Mochel
Manguezais são ecossistemas costeiros, estuarinos, sujeitos a inundações periódicas pelas marés e por águas doces. São sistemas abertos no tocante à entrada e saída de matéria e energia. Geralmente, ocorre nos manguezais entrada de sedimentos, água doce e nutrientes, e saída de água e matéria orgânica para os estuários [...].
A palavra mangue possui duplo significado: (1) é usada para designar a formação fitológica tropical estuarina e (2) é usada para designar uma espécie dessa formação, geralmente a Rhizophora mangle. Alguns autores usam os termos ‘mangal’, ‘comunidade de mangue’ ou ‘formação de mangue’ ao se referirem à formação supracitada e apenas ‘mangue’ ao designarem uma única espécie [...].
A distribuição dos manguezais é restrita às regiões tropicais e subtropicais do mundo, onde formam comunidades arbustivas e arbóreas, perenifólias, halófitas e que atingem seu maior desenvolvimento em latitudes mais baixas, chegando a alcançar 50 metros de altura no Equador [...].
No Brasil, os manguezais estendem-se desde a foz do rio Oiapoque, no Amapá (4° N), até Laguna, em Santa Catarina (28°30’ S).
Fonte: Mochel, F. R. 1995. Endofauna do manguezal. São Luís, EDUFMA.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home