Duas ou três coisas sobre democracia direta
Paul Q. Hirst
Em Economy and Society, [Max] Weber [(1864-1920)] considera o governo democrático como um caso extremo, existente apenas em sociedades pequenas, relativamente primitivas. É uma anomalia histórica. A democracia direta, na qual o povo participa regularmente e exclusivamente da administração, é a única forma de governo democrático. A democracia direta existe onde se encontrem as seguintes condições:
... (1) a organização deve ser local ou, de algum outro modo, limitada em número de membros; (2) as posições sociais dos membros não devem diferir muito entre si; (3) as funções administrativas devem ser relativamente simples e estáveis; (4) contudo, deve haver um certo mínimo de desenvolvimento do treino para a determinação objetiva dos meios e fins [E & S, vol. III, p. 949].
A democracia direta confina-se a circunstâncias como, por exemplo, a aldeia de camponeses, relativamente isolada e primitiva. Uma vez que a organização ultrapasse determinado tamanho máximo e uma medida de diferenciação social tenha lugar, então a democracia direta torna-se o governo de pessoas eminentes.
Fonte: Hirst, P. Q. 1977 [1976]. Evolução social e categorias sociológicas. RJ, Zahar.

0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home