04 junho 2008

Biologia e conhecimento

Jean Piaget

6.
Podem-se distinguir, do ponto de vista dos problemas biológicos que suscitam, três formas de conhecimento, resultantes do exercício das funções cognoscitivas no homem, ao menos a partir de certo nível de civilização. Em primeiro lugar, há a imensa categoria dos conhecimentos adquiridos graças à experiência física em todas as suas formas, isto é, a experiência dos objetos e de suas relações, mas com abstração a partir dos objetos como tais. Vê-se imediatamente que se trata neste caso da extensão indefinida das condutas de aprendizagem ou de inteligência prática, porém com todos os tipos de novidades que devem ser explicadas. Em segundo lugar, há a categoria, notavelmente estreita, e mesmo de extensão real muito discutível, dos conhecimentos estruturados por uma programação hereditária, como é talvez o caso de certas estruturas perceptivas (visão das cores, duas ou três dimensões do espaço etc.). O caráter restrito dessa segunda categoria levanta imediatamente um grande problema biológico, pelo contraste com a riqueza dos instintos nos animais. Em terceiro lugar, há a categoria, pelo menos tão extensa quanto a primeira, dos conhecimentos lógico-matemáticos, que se tornam rapidamente independentes da experiência e que, se no início procedem dela, não parecem tirados dos objetos como tais mas das coordenações gerais das ações exercidas pelo sujeito sobre os objetos.
[...]

Fonte: Piaget, J. 1973 [1967]. Biologia e conhecimento. Petrópolis, Vozes.

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