20 junho 2008

Diálogo

Dom Dinis

– Ai, flôres, ai, flôres do verde pinho,
se sabedes novas do meu amigo?
ai, Deus, e u é?

Ai, flôres, ai, flôres do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo?
ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi á jurado!
ai, Deus, e u é?

– Vós me preguntades polo voss’ amigo?
e eu ben vos digo que é sã’ e vivo:
ai, Deus, e u é?

Vós me preguntades polo voss’ amado?
e eu ben vos digo que é viv’ e são:
ai, Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é sã’ e vivo
e seerá vosc’ ant’ o prazo saído.
ai, Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é viv’ e são
e seerá vosc’ ant’ o prazo passado:
ai, Deus, e u é?

Fonte: Figueiredo, C. 2004. 100 poemas essenciais da língua portuguesa. BH, Editora Leitura. Poema datado do fim do século 13 e início do século 14.

1 Comentários:

Blogger Luiz Alberto Machado disse...

Tudo sempre muito bom e do melhor por aqui.
Sou cativo aqui.
Abração & tataritaritatá!!!!
www.luizslbertomachado.com.br

20/6/08 20:36  

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker