17 agosto 2012

Um zumbido dá-me a imensa


Um zumbido dá-me a imensa
alegria. Oiço os anéis
de ouro. O roseiral mostra-me
o seu sentido verdadeiro.

Não sei o que é o oculto.
Os espinhos são rosas.
Mudar as antíteses, criar
um grande espaço em volta

dos tímpanos. Não ter
fidelidade à Natureza. Que
insecto a rói? Uma página
tapa-a com celulose.

Abrem as cancelas de luz
da tipografia. As colméias
são arbustos. Não me surpreende
a mudança insignificante.

Foi assim que conheci
o mundo. Não digo que fossem
nomes simples. Logo que
a grande emoção com patas

ou um insecto representante
da Natureza chegou. Soube
que já haviam mudado.
Tornou-se difícil evitar

distinguir as dissemelhanças.
As figuras de estilística
não são figuradas. De dentro
da minha orelha posso extrair

a abelha dourada. Mas não desejo
sacrificar-me às metáforas.

Fonte: Silva, A. C. & Bueno, A., orgs. 1999. Antologia da poesia portuguesa contemporânea. RJ, Lacerda Editores. Poema publicado em livro em 1991.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker