História da matemática e ensino
Tatiana Roque
O modo de escrever o
encadeamento das definições, dos teoremas e das demonstrações é, desde muitos
séculos, uma preocupação fundamental da matemática. No entanto, não podemos
deixar de perceber uma diferença crucial entre a ordem lógica da exposição, o
modo como um texto matemático é organizado para ser apresentado, e a ordem da
invenção, que diz respeito ao modo como os resultados matemáticos se
desenvolveram. O filósofo francês Léon Brunschvicg [1869-1944] mencionava essa
diferença e a necessidade de reverter a ordem da exposição, se quisermos
compreender o sentido amplo das noções matemáticas.
[...]
Um dos fatores que
contribuem para que a matemática seja considerada abstrata reside na forma como
a disciplina é ensinada, fazendo-se uso, muitas vezes, da mesma ordem de
exposição presente nos textos matemáticos. Ou seja, em vez de partirmos do modo
como um conceito matemático foi desenvolvido, mostrando as perguntas às quais
ele responde, tomamos esse conceito como algo pronto. Vejamos como a ordem
lógica sugere apresentar o teorema de Pitágoras.
Definição 1: Um triângulo é retângulo se contém um ângulo reto.
Definição 2: Em um triângulo retângulo o maior lado é chamado ‘hipotenusa’
e os outros dois são chamados ‘catetos’.
Teorema: Em todo triângulo retângulo o quadrado da medida da
hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.
Problema: Desenho um triângulo retângulo de catetos 3 e 4 e
pergunto o valor da hipotenusa.
[...]
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