27 dezembro 2016

Sobre diferenças individuais

Arthur Jensen

Sou e sempre fui favorável à igualdade de oportunidades, aos direitos civis. Oponho-me à segregação de classes sociais ou raciais. Acredito que se deva lidar com as pessoas em termos das suas características individuais, mais do que em termos da filiação delas a um grupo. Minhas motivações não têm nada a ver com o pensamento racista mas, de um modo geral, fui muito rejeitado pelo que chamo de ideologismo dos anos 50 e 60, existente na psicologia. Havia um grande tabu até mesmo contra [levantar] questões sobre a influência genética ou biológica sobre as diferenças individuais e, especialmente, sobre as diferenças grupais de qualquer espécie. Este tabu doutrinário parece-me uma corrupção da ciência do comportamento pelo pensamento ideológico, embora eu concorde com os ideais democráticos desta ideologia.

Fonte: Evans, R. I. 1979 [1976]. Construtores da psicologia. SP, Summus & Edusp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker