18 janeiro 2017

Os mares rasos

Andrew C. Campbell

Os baixios ou mares raros podem ser, de uma maneira ampla, descritos como aqueles que cobrem as plataformas continentais. Formam a chamada província nerítica, em contraste com as províncias oceânicas do mundo. Em geral, as profundidades variam até 150 metros, à medida que o fundo do mar desce em declive suave, afastando-se da massa terrestre. Todos os oceanos do mundo são circundados por uma plataforma continental cuja extensão pode variar de um ou dois quilômetros. Em direção ao mar alto, a plataforma termina cedendo lugar ao declive continental que desce rapidamente até o fundo do oceano. O Mar do Norte é exemplo de mar que está completamente rodeado por massas de terra. É relativamente raso para o tamanho de sua área, pois se estende acima da plataforma continental entre a Inglaterra e a Europa.

Em termos biológicos, os mares pouco profundos são geralmente muito produtivos. Isto significa que têm o potencial para produzir uma grande quantidade de material orgânico, como peixes ou plâncton, partindo de matéria inorgânica. Há várias razões que contribuem para que isto aconteça mais neste tipo de mar do que nos oceanos. Primeiro, estão sob influência da terra, pelo menos nas águas próximas da costa. A terra fornece uma abundância de matéria inorgânica sob a forma de sais dissolvidos na água doce proveniente dos rios. Algumas substâncias orgânicas são também carregadas para o mar. As substâncias inorgânicas são as mais importantes para a nutrição do fitoplâncton, e o que já existe de maneira natural na água do mar é enriquecido pelos suprimentos provenientes da terra. O fitoplâncton pode, assim, desenvolver-se de acordo com a estação do ano e fornecer a etapa básica na complexa cadeia alimentar do mar. O fitoplâncton serve de alimento para plânctons herbívoros, como os copépodes, que, por sua vez, são devorados pelos peixes carnívoros, como as larvas de peixe, e invertebrados, como os ctenóforos e os vermes-setas ou sagitas.

O segundo ponto refere-se à profundidade dos mares rasos. Devido ao volume de água relativamente pequeno, a relação entre o volume [e a] superfície da água é baixa, comparada com a dos oceanos. Aqui devemos fazer uma pausa para considerar algumas características físicas da água do mar em relação aos organismos vivos.
[...]

Há necessidade da luz solar para que se realize a fotossíntese; por isso, o fitoplâncton nada em direção à superfície, quando essa está iluminada, e mergulha para o fundo, quando está escuro. Em muitos mares rasos, há grande quantidade de sais minerais nas camadas superficiais que auxiliam o fitoplâncton a ser produtivo, tendo como consequência a produtividade de todo o oceano.
[...]

Fonte: Campbell, A. C. 1978. O mundo maravilhoso dos seres do mar. RJ, Ao Livro Técnico.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker