02 janeiro 2017

Hereditária e infecciosa

Marilene H. Lopes & Glaucia N. M. Hajj

[O] DNA pode ser comparado a um livro de instruções para a montagem de brinquedos: os genes seriam os capítulos do livro, e cada capítulo teria as instruções sobre como montar as peças de um brinquedo (as peças, nesse caso, seriam os aminoácidos, e os brinquedos montados seriam as proteínas).

O gene Prnp tem as informações para a síntese da proteína PrPc, presente em todas as células do corpo [...]. No entanto, quando há alguma mutação (uma alteração na sequência do gene), o PrPc formado é defeituoso – a forma mutante foi batizada de príon [da expressão em inglês para ‘partícula infecciosa puramente proteica’]. Este muda espontaneamente de forma e causa algumas das doenças priônicas [...]. Como o gene mutado é transmitido de pais para filhos, tais doenças são hereditárias. Mesmo a proteína PrPc sem nenhuma mutação pode mudar de forma, ao entrar em contado com o príon adquirido em carne e hormônio contaminados ou em cirurgias [..]. Diz-se, por isso, que essas doenças são ao mesmo tempo hereditárias e infecciosas.

Fonte: Lopes, M. H. & Hajj, G.N. M. 2005. Doenças priônicas: misteriosas e fatais para animais e humanos. Ciência Hoje 218: 18-25.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker