08 outubro 2019

Procedimentos de modelagem

Affonso Guidão Gomes & Maria Cristina Varriale

Não é razoável esperar que exista um procedimento sistemático universal para o desenvolvimento e construção de modelos. Na realidade, poder-se-ia até afirmar que o procedimento de construção de modelos constitui uma arte. Na primeira seção deste capítulo sobre modelagem, analisaremos alguns pontos levantados por Beck, ao considerar problemas associados ao desenvolvimento de modelos. As ideias de M. B. Beck encontram-se publicadas no livro Mathematical modeling of water quality: Streams, lakes and reservoirs, Wiley (1983).

Podemos, inicialmente, distinguir as duas seguintes questões: a) De que forma seria possível determinar um conjunto de relações aproximadas para a descrição das propriedades de um dado sistema, conhecida uma teoria geral para o mesmo? b) Como verificar se as aproximações contidas no modelo são adequadas para descrever o comportamento experimental observado? Estas duas questões, como será discutido adiante, exibem a razão pela qual o processo de modelagem se divide naturalmente em duas partes.

Fonte: Gomes, A. G. & Varriale, M. C. 2004. Modelagem de ecossistemas: Uma introdução, 2ª ed. Santa Maria, Editora UFSM.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker