25 junho 2020

Como as aves sabem para onde estão voando?

Patrick Cooke

A melancólica aparição de gansos voando para o Sul sob o céu do começo de outono é um marco da passagem das estações, como o é também o canto do primeiro sabiá na primavera. Alguns de nós [prestamos] mais atenção a essas coisas do que outros, mas poucos se sentem tão atraídos pelo movimento sazonal das [aves] como os ornitólogos, que durante anos vêm tentando entender um dos enigmas mais difíceis dessa migração: como as [aves] sabem para onde estão indo?

Bilhões de [aves] no mundo todo migram a cada ano, alguns em viagens de milhares de quilômetros. Esses incansáveis viajantes já levaram, presos no corpo, aparelhos de emissão de ondas de rádio; já foram seguidos por aviões e até anéis foram colocados em milhões deles. Com a colocação dos anéis, os seres humanos podem até acompanhar vigorosos migradores como a [andorinha-do-ártico] – a campeã de longas distâncias, que viaja 35 mil quilômetros por ano. E, no entanto, não existe uma maneira de dizer que vistas, odores, sons e outros sinais servem para guiar uma [ave] para o mesmo local de inverno, ano após ano.

Fonte: Leigh, J. & Savold, D., orgs. 1991 [1988]. O dia em que o raio correu atrás da dona-de-casa... e outros mistérios da ciência. SP, Nobel.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker