08 agosto 2021

Jiboia engole boi?

Ivan Sazima

De uma distância segura, viram a coral engolindo o rato, a começar pela cabeça. A boca ia abrindo e a pele do pescoço esticando cada vez mais, deixando ver as fileiras de escamas bem separadas umas das outras. Maísa chamou a atenção para os movimentos da boca da [serpente]: primeiro avançava um dos lados, depois o outro; parecia que a [serpente] estava forrando o rato com o corpo! “Como isso é possível?” – perguntou Cristina, tentando imitar a [serpente] enquanto comia um sanduíche. Nada feito: além de engasgar, ficou com a boca toda doída.

Seu Juca ficou chateado por não ter matado a coral. Também, a vida toda só ouvira falar mal de [serpentes]! As crianças pensaram: “É difícil mudar o modo de agir de uma pessoa, mesmo quando ela esta errada”. Na volta para casa, seu Juca ia contando histórias de [serpente]: “Sabem, lá na fazenda do seu Bento, uma baita de uma jiboia matou e engoliu um boi, só ficou o chifre de fora!”. [...]

Na biblioteca do museu, as crianças descobriram que uma jiboia adulta pode medir até quatro ou cinco metros de comprimento e pesar uns 45 kg. Leram também que ela conseguiria engolir no máximo um animal com 70% a 80% do seu próprio peso, ou seja, uns 30 ou 35 kg. Este é o peso de um cabrito ou de um cachorro grande.

Fonte: Sazima, I. 1996. Jibóia engole boi? In: SBPC, org. Ciência Hoje na Escola, vol. 2. Bichos. RJ, SBPC.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker