27 outubro 2021

Espaço e lugar no Grande Sertão: Veredas

Solange Terezinha de Lima

Em nosso estudo que originou o presente ensaio, desenvolvemos uma leitura e análise geográfica do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, onde estabelecemos uma verdadeira travessia pelas paisagens dos Gerais, que influencia e reestrutura nossa percepção e apreensão das imagens desta unidade paisagística regional do estado de Minas Gerais. [...]

Finalmente, a análise geográfica de uma obra literária, a exemplo do Grande Sertão: Veredas, nos conduz a uma visão renovada da paisagem regional. Numa perspectiva holística que revela a sensibilidade e o valor da razão e do coração, a interpretação da paisagem real ou fictícia, porém vivida, nos permite a apreensão das mais diversas percepções e experiências ambientais, porque associa outras dimensões próprias da vida dos seres humanos e dos lugares a que pertencem, interações valorizadas em conformidade com a significância das diferentes transformações na própria forma de perceber, experienciar e criar seus lugares e suas raízes, enquanto símbolos de uma paisagem vivida.

Fonte: Lima, S. T. 1996. In: Del Rio, V. & Oliveira, L., orgs. Percepção ambiental: A experiência brasileira. São Carlos, Studio Nobel & Editora UFSCar.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker