24 abril 2022

O rei e o presidente ou (Três Pontas-Garanhuns via Pedro Leopoldo)

F. Ponce de León

O verdadeiro rei do Brasil é preto.
Mas nunca driblou nem chutou a gol,
ainda que eu admire o Dirceu Lopes –
o baixinho de Pedro Leopoldo,
o maior dos que eu ouvi jogar e
com quem ainda sonho trocar uns passes.

Estou a falar do Bituca –
o de Três Pontas, onde minha mãe,
anos antes, tanto correu e brincou,
enquanto o meu avô telegrafista ia aos Correios –,
o maior dos que eu vi cantar e
com quem ainda sonho trocar solfejos.

O maior presidente do Brasil não é preto,
tampouco é branco –
é uma mistura, como areia de barranco.
Nasceu perto de Garanhuns –
ali onde eu depois fiz o Jardim da Infância – e
com quem ainda quero trocar nove dedos de prosa.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker