08 março 2023

Mentes semelhantes à minha

Sue Savage-Rumbaugh

Os antropoides que conheço se comportam em todos os momentos como se possuíssem mentes muitos semelhantes à minha. Eles podem não pensar em tantas coisas, ou tão profundamente como eu penso, e podem não fazer planos antecipados como eu faço. Os antropoides constroem ferramentas e coordenam suas ações durante a caça, como de macacos, por exemplo. Mas nenhum antropoide jamais foi visto planejando com suficiente antecedência para combinar as habilidades da construção de ferramentas e da caça para um propósito comum. Tais atividades foram um fator crítico nas vidas dos primeiros hominídeos. Essas habilidades maiores que eu possuo como ser humano são a razão pela qual sou capaz de construir o meu próprio abrigo, ganhar meu próprio sustento e seguir leis escritas. Elas permitem que eu me comporte como uma pessoa civilizada, mas não significam que eu penso enquanto os antropoides simplesmente reagem.

Fonte: Calvin, W. H. 1998. Como o cérebro pensa. RJ, Rocco.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker