08 maio 2024

Piazza governo

Fernando Pinto do Amaral

Alguém tão parecido contigo. Porquê
sentar-me ali à espera que brilhasses
por interposta imagem? Não se sabe
onde começa exactamente um corpo. A água
irrompia, branquíssima de espuma,
e era ela a hipnotizar-me,
irreal e real
como a própria cidade a que chamaram
‘zona de guerra’ – ainda hoje lá estão
os três castelos entre ruas, praças
e essa mesma fonte: uma foca de pedra
acesa pela noite, olhando o céu,
as ingratas estrelas de setembro.

Fonte: Silva, A. C. & Bueno, A., orgs. 1999. Antologia da poesia portuguesa contemporânea. RJ, Lacerda Editores. Poema publicado em livro em 1993.

07 maio 2024

Do modo de escarrar

Jean Baptiste de La Salle

Você não deve abster-se de escarrar e é muito grosseiro engolir o que deve ser cuspido. Isso pode causar repugnância nos outros.

Ainda assim, não deve acostumar-se a escarrar demais e sem necessidade. Isso é não só grosseiro, mas enoja e aborrece as pessoas. Quando estiver na presença de pessoas bem-nascidas, e em lugares que são mantidos limpos, é educado escarrar dentro do lenço, ao mesmo tempo virando-se levemente para um lado.

É mesmo de boas maneiras para todos acostumarem-se a escarrar dentro do lenço quando estiverem nas casas dos grandes e em todos os lugares com pisos encerados ou de parquê. Mas é ainda mais necessário adquirir o hábito de assim proceder quando na igreja, tanto quanto possível... Acontece muitas vezes, porém, que nenhum chão de cozinha ou cocheira é mais sujo... do que o da igreja...

Depois de escarrar no lenço, você deve dobrá-lo imediatamente, sem olhar para ele, e colocá-lo no bolso. Deve tomar todo cuidado para nunca escarrar na própria roupa ou na de outra pessoa... Se notar escarro no chão, deve imediatamente pisá-lo com o pé. Se observá-lo no [casaco] de alguém, não é delicado dizer isso, mas dar ordens a um criado para limpá-lo. Se não houver um criado presente, você mesmo deve retirá-lo sem ser notado. Isto porque a boa educação consiste em não chamar a atenção da pessoa para qualquer coisa que possa ofendê-la ou confundi-la.

Fonte: Elias, N. 1990 [1939]. O processo civilizador. RJ, Jorge Zahar. Excerto de livro publicado em 1729.

05 maio 2024

A guerra dos mundos

H. G. Wells

Havia toda sorte de coisas que as pessoas estavam esquadrinhando e revivendo: coisas infernais, coisas estúpidas; coisas que não haviam sido tentadas em tempo algum; máquinas enormes, explosivos terríveis, canhões descomunais. Vocês conhecem a maneira absurda de agir desse tipo de pessoas engenhosas que fazem tais coisas: produzem-nas do mesmo modo como os castores constroem diques, sem qualquer preocupação quanto aos rios que irão desviar e quanto às terras que irão inundar!

Fonte: Ziman, J. 1981 [1976]. A força do conhecimento. BH, Itatiaia & Edusp. Excerto de livro originalmente publicado em 1898. H. G. Wells é a assinatura literária de Herbert George Wells (1866-1946).

02 maio 2024

Do homicídio ao omnicídio

Mario Bunge

Quase todos os códigos morais condenam o homicídio. Alguns deles, porém, assim como muitas religiões e ideologias políticas, admitem o homicídio legalizado, quer dizer, a pena de morte e as matanças perpetradas em nome da fé ou do ideário. Por exemplo, tanto cristãos como muçulmanos justificam a execução de hereges e as guerras santas. O Antigo Testamento, que condena Caim por ter assassinado o próprio irmão, relata com entusiasmo os genocídios de tribos inteiras que foram promovidos por Jeová em sua ira santa.

Por que condenar o assassinato no varejo e o justificar no atacado? Uma possível explicação dessa duplicidade moral é o tribalismo. Os membros de uma tribo devem evitar a violência dentro da tribo, de modo a assegurar a coesão interna. Ao contrário, as tribos estrangeiras são vistas como ameaças ou como inferiores e, em ambos os casos, como indignas de continuarem a existir. Em outros casos, a causa da violência massiva (ocupação, guerra, cruzada etc.) é a avidez por terras ou mercados, ou a competição pelo poder econômico, político ou cultural (em particular o ideológico). Estas e outras explicações podem estar corretas, mas não são justificativas morais.

Quem condena o homicídio simples deve condenar, com muito mais razão, o assassinato em massa. Qualquer que seja a escala, o assassinato é objetivamente mau, pois todos nós temos direito à vida (princípio moral) e por que, em larga escala, é mau negócio (princípio prático). De fato, a violência dificulta a convivência de grupos distintos, sobretudo no mundo de hoje, no qual todos os grupos sociais do mundo andam lado a lado. Além disso, abre lugar para a vingança, a qual debilita todas as partes envolvidas. (Veja-se a história da Máfia.)

Ainda que toda morte violenta seja condenável, é óbvio que o assassinato de N pessoas é N vezes pior que o de uma só pessoa. Por isso mesmo, a defesa da vida de N pessoas é N vezes mais valiosa que a de uma só. Ninguém tem direito de iniciar uma ação violenta, mas todos nós temos o dever de lutar por uma ordem social sem violência individual ou coletiva e, portanto, sem necessidade de defesa individual ou coletiva. Esta meta, antes utópica, se converteu hoje em uma necessidade imediata, dado o risco de extinção da espécie humana por meio da arte nuclear de matar.

Vale a pena relembrar os graus de homicídio, se quisermos atualizar as ideias a respeito dos pecados mortais. Esses graus são:

1. Assassinato de uma pessoa.
2. Matança, ou assassinato de um grupo social relativamente pouco numeroso.
3. Guerra, ou tentativa de assassinato indiscriminado de um grande número de pessoas.
4. Genocídio, ou extermínio de um grupo social numeroso e bem definido (raça, classe social ou partido político).
5. Omnicídio, ou assassinato da humanidade (ou mesmo de todos os seres vivos).

Fonte (em espanhol): Bunge, M. 1989. Mente y sociedad. Madri, Alianza.

30 abril 2024

O barqueiro anão


Ignacio Zuloaga [Zabaleta] (1870-1945). El enano Gregorio el Botero. 1908.

Fonte da foto: Wikipedia.

28 abril 2024

Epigrama contra Stálin

Óssip Mandelstam

Vivemos surdos à terra sob nossos pés,
A dez passos ninguém escuta nossos discursos.

Somente ouvimos o montanhês do Kremlin,
O criminoso e assassino de camponeses.

Seus dedos são gordos como vermes,
E as palavras, decisivas como chumbo, caem de seus lábios.

Seu bigode de barata fita de soslaio
E brilha o bico de sua bota.

Cercado de uma escória de chefetes dóceis
Diverte-se com as lisonjas desses meios-homens.

Um deles sussurra, o outro mia, choraminga um terceiro.
Ele aponta o dedo e sozinho retumba.

Forja decretos em série como ferraduras,
Uma para a virilha, outra para a fronte, a têmpora e os olhos.

Como morangos, rola na língua as execuções.
Ele gostaria de abraçá-los como grandes amigos da casa.

Fonte: Berman, M. 1986. Tudo que é sólido desmancha no ar. SP, Companhia das Letras. Poema datado de 1933.

26 abril 2024

O engenheiro, o físico, o matemático e... o incêndio

Anônimo

Um engenheiro, um físico e um matemático estavam caminhando pela rua quando viram um prédio em chamas. O incêndio estava ficando fora de controle e o chefe dos bombeiros correu até eles e pediu-lhes ajuda.

O engenheiro pediu para ver as plantas de construção do prédio, e então deu ao chefe instruções específicas – tantos litros por minuto nesta janela, tantos litros no teto – e o incêndio logo foi extinto. O chefe dos bombeiros agradeceu ao engenheiro.

Uma semana mais tarde o físico foi até o quartel dos bombeiros com um pequeno folheto intitulado Princípios gerais de combate ao fogo e sugeriu que o chefe o incorporasse ao treinamento e às operações. O chefe dos bombeiros agradeceu ao físico.

Seis meses mais tarde, o matemático entrou aos tropeções no quartel com uma pilha de trinta centímetros de altura de papéis. Com a barba por fazer e a roupa toda amassada, ele jogou a pilha sobre a mesa do chefe e anunciou triunfantemente: “Consegui!”

“O que você conseguiu?”, perguntou o chefe dos bombeiros atônito. “Provei que o fogo existe!”

Fonte: Trefil, J. 1999. Somos diferentes? RJ, Rocco. Atribuído a um estudante de pós-graduação anônimo.

24 abril 2024

Para Lívia

Vera Pedrosa

Pensar que tua avó
criou-se nessa chácara
(onde ao pé da
mangueira desenterraram uma vez
um caco)
com todos os córregos
e os brinquedos chegavam
da Europa numa mala.
Os pés de lichi o bisavô
mandara trazer da Índia
(se dizia líxia).
Faz frio no jardim
descido da mata
(flanco que ilumina e
umedece
esse cansaço de retorno).
Onde tua tia-avó
delimitava áreas
de horror e solidão.
Pensar que passavam os dias
encolhidas
(embaixo dessas árvores)
em pontos de sombra.

Fonte: Hollanda, H. B., org. 2001 [1976]. 26 poetas hoje, 4ª ed. RJ, Aeroplano.

22 abril 2024

Os leões do mar

James Fenimore Cooper

– Ah! Por que os homens não se contentam com as bênçãos que a Providência deixa ao nosso alcance imediato, e têm que fazer viagens tão longas para acumular outras?

– Você gosta do seu chá, Mary Pratt, e do açúcar que põe nele, e das sedas e fitas que vejo você usar; como teria essas coisas se ninguém saísse em viagem? O chá e o açúcar, as sedas e os cetins, não crescem junto com os mariscos do Lago das Ostras...

Mary reconheceu a verdade do que foi dito, mas mudou de assunto.

Fonte: Crosby, A. W. 1993. Imperialismo ecológico. SP, Companhia das Letras. Excerto de livro originalmente publicado em 1849.

20 abril 2024

A autópsia


Enrique Simonet [Lombardo] (1866-1927). ¡Y tenía corazón! 1890.

Fonte da foto: Wikipedia.

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