22 dezembro 2011

Não era a Morte, pois de pé me erguia


Não era a Morte, pois de pé me erguia,
E os que morrem – desabam –
Não era a Noite – em sua Língua os Sinos
“Meio-dia” – falavam –

Não era o Gelo, pois na minha Carne
Rastejava – o Siroco –
E se a capela os pétreos pés me tinham
Frios – não era o Fogo –

Mas me sabiam a essas coisas todas
Os Vultos que eu já vira
Postos em ordem para algum Enterro
Que o meu me parecia –

Qual se aparada a minha vida fora
Para caber num quadro,
Sem poder respirar, perdida a chave,
E a Meia-noite ao lado –

Quando tudo que pulsa – agora extinto –
E o Espaço a olhar em volta –
O Gelo horrendo na manhã de Outono
Cobrindo a Terra morta –

E mais o Caos – irrefreável – frio –
Sem Mudança ou Roteiro –
Sem Notícia do Mundo que dê causa
A esse Desespero

Fonte: Dickinson, E. 2006. Alguns poemas. SP, Iluminuras. Poema publicado em livro em 1924.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker