02 fevereiro 2012

Uma categoria econômica baseada na ecologia

John Todd

Estive com E. F. Schumacher pouco antes de sua morte, num oportuno congresso de tecnologia na ilha indonésia de Bali. Embora conhecesse Fritz havia vários anos, a mais carinhosa recordação que tenho dele é de uma viagem juntos pelo interior de Bali. Estávamos então visitando um projeto internacional de desenvolvimento que incluía uma moderna instalação de cultura de peixes. Ao contrário das outras culturas de alimentos da ilha, esta piscicultura experimental parecia alienígena, com suas cercas, seus lagos retangulares e sua separação das áreas de agricultura e das aldeias. À semelhança de uma prisão, do tipo que conhecemos, ficava separada da malha comum da cultura balinesa.

Mais tarde, naquele mesmo dia, fomos visitar um templo. A água, as árvores, a arquitetura e os jardins expressavam uma profunda harmonia e uma sensação que me parece como uma fusão entre a mente, a natureza e tudo o que é sagrado. Enquanto o sol se punha, Fritz falou sobre como as árvores eram os mais poderosos dos instrumentos de transformação e que plantá-las e cuidar delas era um ato fundamental. Em sua opinião, as árvores eram o ponto de partida para se criar igualdade social e biológica entre os povos e as regiões da Terra.
[...]

Fonte: Todd, J. 2000 [1987]. Uma categoria econômica baseada na ecologia. In: W. I. Thompson, org. Gaia: uma teoria do conhecimento, 2ª edição. SP, Gaia.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker