04 dezembro 2013

Por que existem canhotos?

Mark Bello

Thomas Carlyle escreveu em 1871 que o guerreiro que segura o escudo com a mão esquerda e a arma com a direita melhora suas chances de sobreviver para lutar mais uma batalha. O combatente que carrega a o escudo na mão direita não pode proteger tão bem a parte esquerda do peito – onde está o coração – dos golpes do inimigo. Existente a séculos, esta simples regra de sobrevivência passou de uma geração de soldados para outra e, conforme o historiador, talvez possa explicar por que tão poucas pessoas – cerca de dez por cento da população – são hoje canhotos.

Os seres humanos são únicos em sua preferência pela mão direita. Entre outros animais estudados, alguns preferem um pé a outro, mas, em cada espécie, a preferência entre direito e esquerdo é a mesma.

Estudos antropológicos demonstram que os canhotos têm sido em número infinitamente menor desde os primórdios históricos. Em trabalhos artísticos que datam de cinco mil anos, mas de noventa por cento das pessoas que aparecem fazendo algum tipo de trabalho manual usam a mão direita. Uma pesquisa dos desenhos à mão da era Cro-Magnon, que contou o número de vezes que a mão esquerda ou direita havia sido desenhada, mostrou a mesma tendência.
[...] 

Fonte: Leigh, J. & Savold, D., orgs. 1991 [1988]. O dia em que o raio correu atrásda dona-de-casa... e outros mistérios da ciência. SP, Nobel.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker