15 janeiro 2018

Três gerações atrás: “Olá, sr. Darwin!”

Felipe A. P. L. Costa

Quantas gerações de sua família seriam necessárias para retrocedermos até a época do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882)?

Não sabe ou não lembra? Pois então pesquise e faça as contas. Pode ser uma oportunidade de colocar a história recente de sua família em perspectiva.

No que segue, apresento a minha resposta. Antes, porém, dois esclarecimentos. Conheci as minhas avós, mas não conheci os meus avós, nem o paterno nem o materno. Também devo dizer que não tive acesso às certidões de nascimento ou falecimento de nenhum dos quatro. Embora escreva com base em lembranças da história familiar, tenho motivos para acreditar que três deles poderiam ter convivido com Darwin. Vejamos.

Lado materno. Minha avó faleceu em 1966, aos 79 anos. Feitas as contas, constatamos que ela jamais poderia ter convivido com Darwin, pelo simples motivo de ter nascido após a morte dele. O marido dela, meu avô, faleceu em 1940, com cerca de 60 anos. Tendo nascido poucos anos antes de 1882, ele bem poderia ter engatinhado na presença de Darwin.

Lado paterno. A minha avó faleceu em 1975 e sua idade, na época, era assunto controverso. As estimativas variavam de ‘noventa e tanto’ a ‘cento e pouco’ – digamos, entre 97 e 103 anos. A incerteza era por conta de uma adulteração: na época do seu casamento, o que ela fez (ou foi levada a fazer) muito precocemente, sua idade foi inflacionada. No entanto, mesmo adotando a estimativa mais baixa, ela teria nascido alguns anos antes de 1882 e, assim, bem poderia ter dito olá para o sr. Darwin. O meu avô, cujo destino final sempre foi um mistério (ele saiu de casa um dia e não voltou), era bem mais velho que minha avó, o que significa dizer que ele nasceu vários anos antes de 1882. Meu avô, portanto, bem poderia ter conversado com Darwin.

Concluindo, e respondendo à pergunta do primeiro parágrafo: no meu caso, para dizer olá ao sr. Darwin, seria necessário retroceder apenas três gerações – a minha (1959), a dos meus pais (1909 e 1919) e a dos meus avós.

[Nota: Alfred Russel Wallace, o coautor da teoria da evolução por seleção natural, era bem mais novo (nasceu em 1823) e faleceu bem depois (1913) de Darwin. ARW é um dos 14 personagens principais do livro O evolucionista voador & outros inventores da biologia moderna (2017).]

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker