O que é darwinismo
Poucos assuntos científicos rivalizam com a evolução em termos do grau de interesse que despertam entre leitores e o público em geral. É compreensível, portanto, que a literatura sobre o assunto seja das mais expressivas.
Muita gente gosta de palpitar, incluindo repórteres e escritores, em especial quando se está a discutir a evolução humana – e.g., quem somos nós, de onde viemos, para onde vamos?
Até aí, nada demais.
Afinal, a diversidade autoral é sempre bem-vinda.
O que em geral preocupa é a superficialidade, o sensacionalismo e a proliferação de erros e mal-entendidos conceituais.
Não é à toa que tantos leitores (sobretudo os mais jovens ou aqueles que não têm acesso à literatura técnica) vejam a biologia evolutiva como uma babel – um lugar onde todos falam, mas ninguém se entende. E isso não é verdade.
*
A teoria da evolução por seleção natural – talvez a mais influente de todas as teorias científicas – foi inicialmente proposta pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Isso foi em 1858.
Separadamente, cada um deles havia formulado uma versão própria da teoria. Foi uma coincidência e tanto, não há dúvida, a ponto de ilustrar o que filósofos e historiadores da ciência chamam de descoberta simultânea.
Mas não foi uma coincidência absurda...
Em 1855, Wallace já havia publicado um primeiro artigo sobre transmutação. Darwin leu esse artigo. Curiosamente, porém, não parece ter visto ali qualquer indício de que o jovem naturalista estivesse a trilhar o mesmo caminho que ele.
Wallace conhecia e admirava as obras do seu colega. E mais: ele sabia – Darwin havia lhe dito em carta – que o veterano naturalista preparava um livro sobre a transmutação e a origem da diversidade.
*
Evolução, seleção natural e darwinismo não são sinônimos e, portanto, não devem ser confundidos entre si. Um dos objetivos deste livro é definir e caracterizar cada um destes termos. Paralelamente, o livro traça um esboço da história do darwinismo, ressaltando os aspectos mais notáveis de cada um dos seus principais períodos – o darwinismo primordial, o neodarwinismo e a síntese evolutiva.
* * *
Obs.: A apresentação acima foi extraída das orelhas da capa do livro O que é darwinismo, cujos exemplares devem estar disponíveis para compra ainda em maio. Houve um problema e a impressão está atrasada. (A previsão inicial era que o livro estivesse disponível na primeira quinzena do mês.)
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home