19 agosto 2019

Nesta triste masmorra


   Nesta triste masmorra,
de um semivivo corpo sepultura,
   inda, Marília, adoro
   a tua formosura.
Amor na minha idéia te retrata;
busca, extremoso, que eu assim resista
à dor imensa, que me cerca e mata.

   Quando em meu mal pondero,
então mais vivamente te diviso:
   vejo o teu rosto e escuto
   a tua voz e riso.
Movo ligeiro para o vulto os passos;
eu beijo a tíbia luz em vez de face,
e aperto sobre o peito em vão os braços.

   Conheço a ilusão minha;
a violência da mágoa não suporto;
   foge-me a vista e caio,
   não sei se vivo ou morto.
Enternece-se Amor de estrago tanto;
reclina-me no peito, e, com mão terna,
me limpa os olhos do salgado pranto.

   Depois que represento
por lago espaço a imagem de um defunto,
   movo os membros, suspiro,
   e onde estou pergunto.
Conheço então que Amor me tem consigo;
ergo a cabeça, que inda mal sustento,
e com doente voz assim lhe digo:

   – Se queres ser piedoso,
procura o sítio em que Marília mora,
   pinta-lhe o meu estrago,
   e vê, Amor, se chora.
Se lágrimas verter, se a dor a arrasta,
uma delas me traze sobre as penas,
e para alívio meu só isto basta.

Fonte: Gonzaga, T. A. 2000. Tomás Antônio Gonzaga, 4ª edição RJ, Agir. Poema publicado em livro em 1799.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker