A problemática do método
Hans Aebli
Sem dúvida, não há ciência em que a problemática do método tenha dado origem a tantas discussões como a psicologia. Mesmo abstraindo dos grandes contrastes que separam a psicologia orientada pela ciência do espírito da psicologia orientada pela ciência natural e mesmo distinguindo-as, evidentemente, também no campo da metodologia, encontramos ainda em cada um dos dois campos grande número de posições e concepções que suscitam não poucos problemas.
Os métodos de Piaget se tornaram tão conhecidos por suas numerosas publicações, que apenas precisamos descrevê-los sumariamente. Não se trata de questionar-lhe os métodos, mas de compreender melhor em que sentido se relacionam com os resultados obtidos. Pois é evidente que só um modo de ver simplista pode concluir que a natureza dos conhecimentos obtidos seja independente do método escolhido. Um tal realismo metodológico esquece o que Claude Bernard já afirmara com grande clareza há um século; a saber, que todo experimento representa uma questão em relação à natureza proposta e a resposta, em consequência, sempre é pré-elaborada em grande parte pela pergunta.
Fonte: Aebli, H. 1975 [1963]. A evolução mental da criança. Petrópolis, Vozes.
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