04 julho 2022

A indisciplina e a violência nas escolas

Nelson Pedro Silva

A indisciplina foi considerada a grande praga do final do século passado para a educação brasileira (XX) e a violência, o seu efeito mais nefasto. Infelizmente, o problema continua, e a tal ponto que passou a ser visto como produto de uma doença de nome pomposo chamada hiperatividade. Tanto é verdade que se ouve falar pouco em indisciplina e violência escolar. Na verdade, a moda agora é dizer que determinadas crianças e adolescentes são hiperativos. A situação, a meu ver, chega a ser tão preocupante que frequentemente pais têm sido chamados (quando não convocados) a comparecer à instituição em que seu filho estuda, a fim de escutar o veredicto da hiperatividade e a solicitação de encaminhamento ao neurologista e de emprego de medicamentos (o seu filho, afinal, deve ter algo na cabeça que o impede de ficar quieto em sala de aula, o faz bater nos colegas, xingar-me e agredir-me [a professora]).

De qualquer maneira, o fato é que esta ‘doença’ tem sido o principal motivo de encaminhamento de crianças e de adolescentes para atendimento especializado (neurológico, pediátrico, psicológico e psicopedagógico).

Fonte: Silva, N. P. 2004. Ética, indisciplina & violência nas escolas, 2ª ed. Petrópolis, Vozes.

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