Do modo de escarrar
Jean Baptiste de La Salle
Você não deve abster-se de escarrar e é muito grosseiro engolir o que deve ser cuspido. Isso pode causar repugnância nos outros.
Ainda assim, não deve acostumar-se a escarrar demais e sem necessidade. Isso é não só grosseiro, mas enoja e aborrece as pessoas. Quando estiver na presença de pessoas bem-nascidas, e em lugares que são mantidos limpos, é educado escarrar dentro do lenço, ao mesmo tempo virando-se levemente para um lado.
É mesmo de boas maneiras para todos acostumarem-se a escarrar dentro do lenço quando estiverem nas casas dos grandes e em todos os lugares com pisos encerados ou de parquê. Mas é ainda mais necessário adquirir o hábito de assim proceder quando na igreja, tanto quanto possível... Acontece muitas vezes, porém, que nenhum chão de cozinha ou cocheira é mais sujo... do que o da igreja...
Depois de escarrar no lenço, você deve dobrá-lo imediatamente, sem olhar para ele, e colocá-lo no bolso. Deve tomar todo cuidado para nunca escarrar na própria roupa ou na de outra pessoa... Se notar escarro no chão, deve imediatamente pisá-lo com o pé. Se observá-lo no [casaco] de alguém, não é delicado dizer isso, mas dar ordens a um criado para limpá-lo. Se não houver um criado presente, você mesmo deve retirá-lo sem ser notado. Isto porque a boa educação consiste em não chamar a atenção da pessoa para qualquer coisa que possa ofendê-la ou confundi-la.
Fonte: Elias, N. 1990 [1939]. O processo civilizador. RJ, Jorge Zahar. Excerto de livro publicado em 1729.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home