15 abril 2024

Eras glaciais e interglaciais

J. O. Ayoade

Não obstante se calcule que a Terra possua cerca de 3 a 4 bilhões de anos, o estudo de climas passados (paleoclimatologia) cobre apenas mais ou menos 500-600 milhões de anos. Isto porque as evidências de climas passados só raramente são encontradas em rochas pré-cambrianas. [...]

Acredita-se que na maior parte do último bilhão de anos tenham ocorrido condições climáticas moderadamente quentes e, portanto, sem ocorrência de gelo. Este clima moderadamente quente foi interrompido por duas idades glaciais anteriores à época do Pleistoceno, do último milhão de anos. Há cerca de 300-350 milhões de [anos], geleiras continentais cobriam as atuais América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártica. [...] Anteriormente, entre cerca de 600-800 milhões de anos atrás, ocorreu glaciação na Groelândia, África, Austrália e Ásia. [...] [De 350 milhões de anos para cá], a tendência geral da temperatura tem sido descendente.

[Em suma,] [t]rês períodos de glaciação ocorreram nos últimos 600 milhões de anos, mais ou menos. Houve uma glaciação no período pré-Cambriano, durante o Permiano e, mais recentemente, durante o Pleistoceno. [...] [O] clima da Terra tem estado frio na maior parte do último milhão de anos, oscilando através de uma série de episódios glaciais e interglaciais, durante os quais as geleiras continentais avançaram e recuaram à medida que a temperatura abaixava ou se elevava.

Fonte: Ayoade, J. O. 1986 [1983]. Introdução à climatologia para os trópicos. SP, Difel.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker