01 abril 2025

Formar professores

Luís Carlos de Menezes

Em parte por suas próprias origens, em parte pela mutilação que sofreu nos longos anos da ditadura militar, a Universidade brasileira não cumpre, hoje, algumas funções sociais que são suas e intransferíveis.

Algumas destas funções, como a pesquisa aplicada e a formação de professores, precisam ser rapidamente resgatadas, caso contrário se frustarão os esforços pela construção democrática do país. [...]

Quando se fala em dependência econômica, pensa-se logo na questão da dívida externa, como se dependência econômica se resumisse ou se centrasse na dívida externa. Acho que ela pode ser até simbolizada ou quantificada assim, mas não dá para simplificar dessa maneira a questão.

Geralmente a dependência economia corresponde a uma correlação de troca desigual e desvantajosa, com pouca capacidade de impor ou barganhar preços e condições de pagamento, juros, etc., e disso decorre um endividamento crescente e a dificuldade de retenção de excedentes que possam ser reinvestidos no desenvolvimento interno, serviços, formação humana, etc.

Fonte: Menezes, L. C. 1986. Formar professores: tarefa da universidade. In: Catani, D. B. & mais 3, orgs. Universidade, escola e formação de professores. SP, Brasiliense.

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