15 agosto 2014

Licenciaturas: educadores versus pesquisadores

Jorge Nagle

Antes de tudo, um retrato sintético de como a questão vem sendo tratada no país.

A Licenciatura inicia-se entre nós com a fórmula 3 + 1. Este é o esquema tradicional e por mais que se tente fazer alguma coisa diferente, não se conseguiu, ainda, alterar esse esquema: primeiro, os alunos assistem aulas nas chamadas disciplinas de conteúdo; depois, interrompe-se ou não esta formação e passa-se a ministrar algumas aulas de disciplinas de natureza pedagógica. A experiência vem demonstrando que essa maneira de formar o professor vem fracassando no decorrer do tempo. É bom lembrar que, no caso, justapõem-se dois universos de conhecimento – de um lado, disciplinas de conteúdo e, de outro, matérias pedagógicas e de tal forma que umas nada têm a ver com as outras. São dois universos separados, entre os quais, até hoje, não se conseguiu um mínimo de articulação, por mais esforço que tenha sido empregado. Essa é a primeira alternativa, a mais comum ou tradicional.

A segunda, em que se pensou, foi a seguinte: primeiro se faz o bacharelado, depois quem tiver interessado em ser professor fará o curso de licenciatura. Mas a experiência nesse sentido no Brasil tem sido extremamente pequena. Talvez este seja um esquema melhor do que o anterior. Mas o significado de melhor só pode ser julgado pela análise da programação estabelecida. A licenciatura, nesse modelo, teria um pouco mais de liberdade para desenvolver-se; não estaria tão sufocada dentro de um horário em que a disputa sempre acabou favorecendo os docentes das disciplinas de conteúdo.

O terceiro esquema em que se tem pensado leva em conta que uma coisa é o curso de bacharelado do começo ao fim e outra coisa é o curso de licenciatura, também do começo ao fim. Então, o curso de licenciatura seria qualitativamente diferente do curso de bacharelado; qualitativamente, porque as matérias de conteúdo expressariam, desde o começo, a preocupação com o ensino. Isto significa que um grande ajustamento seria feito nelas para atender às exigências das escolas onde o professor exerceria suas funções (no caso, ou escolas de 1º e 2º graus). Este é o esquema que se tentou usar em alguns países. Parece que não chega a ser um bom esquema, porque, além de formar separadamente duas categorias de profissionais (bacharel e licenciado), parte-se da suposição de que a licenciatura é um curso mais fácil ou mais simples. É preciso afirmar que a formação do professor é algo tão complicado que não vale a pena diminuir, nele, a força das disciplinas de conteúdo.
[...]

Fonte: Nagle, J. 1986. As unidades universitárias e suas licenciaturas: educadores x pesquisadores. In: Catani, D. B. et al., orgs. Universidade, escola e formação de professores. SP, Brasiliense.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker