15 março 2007

O Príncipe Feliz

Oscar Wilde

Na parte alta da cidade, no topo de uma certa colina, ficava a estátua do Príncipe Feliz. Era toda dourada com finíssimas folhas de ouro refinado, seus olhos duas safiras brilhantes, e um grande rubi fulgurava no punho de sua espada.

O príncipe era verdadeiramente admirado.

– Ele é bonito como um cata-vento – comentou um dos Conselheiros da Cidade, que queria ficar famoso por gostar das artes. – Só que não é tão útil – acrescentou logo, com medo que o povo o julgasse pouco prático, o que não era verdade, aliás.

– Por que você não pode ser igual ao Príncipe Feliz? – perguntou uma mãe sensata a seu filhinho que estava chorando porque queria a lua – O Príncipe Feliz jamais sonha em chorar pelo que quer que seja.

– Alegro-me que haja alguém no mundo que seja inteiramente feliz – resmungou um homem desencantado ao olhar para a maravilhosa estátua.

– Ele é igualzinho a um anjo – disseram os meninos do Orfanato ao sair da catedral vestindo suas capas vermelho vivo e seus aventais brancos.

– Como é que você sabe? – disse o Professor de Matemática. – Você nunca viu um deles.

– Ah, vimos, sim, em nossos sonhos – responderam as crianças.

Então o Professor de Matemática franziu o cenho e ficou muito severo, pois não aprovava essa história de criança sonhar.
(...)


Fonte: Wilde, O. 2001.
Histórias de fadas: textos escolhidos. RJ, Nova Fronteira. Obra originalmente publicada em 1888.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker