27 novembro 2012

Como compreender tudo isso?

Michael J. Benton

É difícil entender a história da vida na Terra. Um sem-número de animais e plantas estranhos e extraordinários possivelmente passa diante de nossos olhos quando pensamos na pré-história: homem de Neandertal, mamutes, dinossauros, amonites, trilobitas... e, é claro, uma época em que não havia vida alguma, ou, quando muito, apenas seres microscópicos de extrema simplicidade flutuando no oceano primitivo.

Essas impressões vêm de muitas fontes. As crianças de hoje são desmamadas com livros de dinossauros, e as imagens de dinossauros vivos e respirando estão em toda parte, no cinema e nos documentários televisivos. E, assim como as crianças, muitos adultos visitam falésias ou pedreiras e coletam seus próprios trilobitas ou amonites fósseis. Esses fósseis comuns, assim como outros exemplos belos e espetaculares , tais como petrificações de peixes primorosos mostrando todas as suas escamas – ainda brilhantes após milhões de anos –, podem ser vistos em lojas de fósseis, em fotografias em livros ilustrados e na internet.

A maioria das pessoas sabe que os dinossauros, apesar de sua onipresença na cultura moderna, viveram muito antes dos primeiros humanos, e que, antes de existirem, houve imensos períodos de tempo povoados por animais e plantas ainda mais estranhos e raros, como compreender tudo isso?
[...]

Fonte: Benton, M. J. 2012. História da vida. Porto Alegre, L&PM.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker