15 janeiro 2014

A evolução em perspectiva

Paul Amos Moody

Com o termo evolução, entendemos o tipo de mudança para o qual comumente usamos a palavra desenvolvimento. Falamos da evolução do Sistema Solar, da evolução da Terra, da evolução do aeroplano e da evolução do automóvel. Em tais casos, estamo-nos referindo às transformações ocorridas no Sistema Solar, na Terra, no aeroplano ou no automóvel.

A evolução pela qual este livro se interessa refere-se a uma forma especial do sentido mais amplo da expressão: a EVOLUÇÃO ORGÂNICA. Esta subdivisão da evolução trata das mudanças sofridas pelos seres vivos – plantas e animais. Para nossos propósitos, podemos definir a evolução orgânica como a teoria de que as plantas e os animais atualmente existentes são descendentes modificados de plantas e animais um tanto diferentes que viveram em tempos passados. Esses ancestrais, por sua vez, são considerados como os descendentes de predecessores diferentes deles e, assim por diante, passo a passo, de volta a um início oculto e misterioso.

Na afirmação precedente, a expressão descendentes modificados merece ênfase especial. A palavra modificados refere-se ao elemento de mudança que acabamos de mencionar como inerente à idéia completa de evolução. A palavra descendentes introduz uma idéia ausente no uso mais amplo do termo evolução. Quando falamos da evolução do automóvel, fazemos referência às transformações que ocorreram na transição da ‘carruagem sem cavalos’, de uma era passada, para os modelos atuais. Não pensamos nos automóveis mais antigos como pais ou ancestrais dos mais modernos em sentido literal. A partir da experiência adquirida com modelos mais antigos, os fabricantes de automóveis aprenderam como aperfeiçoar e modificar seus produtos, de modo que os modelos mais recentes sejam diferentes e, no total, melhores que os primeiros. Mas os modelos mais recentes não são, literalmente, descendentes dos primeiros. Por outro lado, é exatamente essa relação ancestral-descendente que é visualizada na expressão evolução orgânica. Os animais mais recentes são considerados como descendentes genéticos diretos de ancestrais um tanto diferentes que viveram outrora na Terra.
[...]

Fonte: Moody, P. A. 1975 [1970]. Introdução à evolução, 3ª edição. RJ & Brasília, LTC & Editora da UnB.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker