06 janeiro 2014

Bilu

Augusto Meyer

Madrugadinha a estrela pálida agoniza
Tu vais na cerração como o fantasma branco.
Levanta a gola – que frio!
O salgueiro se debruça para a sombra do teu vulto.
Rente do muro velho cresce a relva.

Tudo é puro como o sol vai nascer.
Verônica do amor eterno sinos sinos
da infância e a pandorga que soltavas lá no morro.
Toda cidade acordava como um vale caiado.

Apito! as fábricas chamaram.
Clareia a névoa sobre o rio bocejo róseo.
Ladra ladra o guaipeca a bordo.
As ilhas nascem das águas:
ilhas ilhas perdidas, me chamo Robinson Crusoé,
ó ilhas, levai minhas mágoas,
ó águas, lavai minhas mágoas!

Os leiteiros já passaram na rua vazia.
Olha o pão louro na vidraça como um sol.
A criadinha mulata namora o portuga.
Batem os tampos da carroça: pão!

Começa a bruxaria da luz em cada canto,
casas nascem, ruas crescem,
o morro tem sol mas tudo em torno está na sombra.
Fura a claridade a vela de um veleiro.
Balseiros se agacham para o mate matutino,
fizeram fogo na praia, mal se enxerga a chama.

Tu também estás preso na engrenagem, Bilu,
tua cabeça trabalha como um jogo de roldanas.

Vai tocando: o teu destino foi gravado na areia.
Tudo é poema, criança.
Você não sabe nada, felizmente:
saber é saber que não se sabe.

O minuano é muito mal educado.
Quem foi que ensinou as corruíras?
O veio d’água corre para o arroio...
Tudo é puro como as águas do alto-mar.

Ó terra terra
beijos polens respirações marés...
Cada gesto meu reproduz o milagre,
no pulso ouço bater a força obscura,
sou carregado na infinita adoração.

Porque eu não sei me emparedar.
Penso nas vidas que virão.
Quero o mal e quero o bem.
Quem botou esta luz irredutível nos meus olhos?
Manhã.
A estrela pálida morreu.

Fonte: Meyer, A. 2002. Melhores poemas de Augusto Meyer. SP, Global. Poema publicado em livro em 1929.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker