23 outubro 2014

Nuvens

Neil Edwards

Nuvens se formam quando o vapor d’água na atmosfera se condensa em torno de partículas sólidas (p.ex., grãos de pólen, poeira ou sal da névoa salina) para formar pequenas gotículas de água ou, em altitudes mais elevadas e temperaturas mais baixas, cristais de gelo. A condensação pode ocorrer também em aerossóis, que são gotas diminutas, geralmente de compostos de sulfato, principalmente de ácido sulfúrico formado a partir de vapor d’água e dióxido de enxofre (SO2) emitidos por vulcões ou produzidos por processos industriais.

Como a pressão diminui com a altura na atmosfera [...], as gotas de água podem existir nas nuvens a temperaturas abaixo de –12ºC, como uma mistura de gotículas de água e cristais de gelo a temperaturas entre –12ºC e –30ºC e predominantemente como cristais de gelo a temperatura inferiores a –30ºC. As nuvens consistem inteiramente de cristais de gelo a temperaturas inferiores a –40ºC.
[...]

Fonte: Edwards, N. 2011 [2008]. Um planeta habitável. In: Cockell, C., org. Sistema Terra-vida: Uma introdução. SP. Oficina de Textos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker