24 março 2015

Educação como prática da liberdade

Paulo Freire

Vejamos, agora, as 17 palavras geradoras escolhidas do ‘universo vocabular’ pesquisado no Estado do Rio e que se aplicariam, também, na Guanabara.

Apresentamo-las, contudo, sem as situações existências em que eram colocadas, apenas com algumas das possíveis dimensões da realidade que eram analisadas, quando das discussões das situações.

Palavras geradoras

1) FAVELA – Necessidades fundamentais:
** Habitação
** Alimentação
** Vestuário
** Saúde
** Educação

Repitamos, neste apêndice, em linhas gerais, com a palavra geradora favela, o que fizemos, no quarto capítulo, com a palavra tijolo.

Analisado a situação existencial que representa em fotografia, aspecto de uma favela e em que se debate o problema da habitação, da alimentação, do vestuário, da saúde, da educação, numa favela e, mais ainda, em que se descobre a favela como situação problemática, se passa à visualização da palavra, com a sua vinculação semântica.

Em seguida: um slide apenas com a palavra

FAVELA

Logo depois: outro, com a palavra separada em suas sílabas:

FA-VE-LA

Após, a família fonêmica:

FA-FE-FI-FO-FU

Segue-se:

VA-VE-VI-VO-VU

Em outro slide:

LA-LE-LI-LO-LU

Agora, as três famílias:

FA-FE-FI-FO-FU
VA-VE-VI-VO-VU       Ficha da Descoberta
LA-LE-LI-LO-LU

O grupo começa então a criar palavras com as combinações à sua disposição.

2) CHUVA
Aspectos para discussão: Influência do meio ambiente na vida humana. O fator climático na economia de subsistência. Desequilíbrios regionais do Brasil.

3) ARADO
Aspectos para discussão: Valorização do trabalho humano. O homem e a técnica: processo de transformação da natureza. O trabalho e o capital. Reforma agrária.

4) TERRENO
Aspectos para discussão: Dominação econômica
Latifúndio
Irrigação
Riquezas naturais
Defesa do patrimônio nacional.

5) COMIDA
Aspectos para discussão: Subnutrição
Fome – do plano local ao nacional
Mortalidade infantil e doenças derivadas.

6) BATUQUE
Aspectos para discussão: Cultura do povo
Folclore
Cultura erudita
Alienação cultural.

7) POÇO
Aspectos para discussão: Saúde e endemias
Educação sanitária
Condições de abastecimento de água.

8) BICICLETA
Aspectos para discussão: Problema do transporte
Transporte coletivo.

9) TRABALHO
Aspectos para discussão: Processo de transformação da realidade
Valorização do homem pelo trabalho
Trabalho manual, intelectual e tecnológico
Artesanato
Dicotomia: Trabalho manual – trabalho intelectual.

10) SALÁRIO
Aspectos para discussão: Plano econômico
Situação do homem:
** Remuneração do trabalho: trabalho assalariado e não-assalariado
** Salário mínimo
** Salário móvel.

11) PROFISSÃO
Aspectos para discussão: Plano econômico
Situação do homem:
** Remuneração do trabalho: trabalho assalariado e não-assalariado
** Salário mínimo
** Salário móvel.

12) GOVERNO
Aspectos para discussão: Plano político
O poder político (três poderes)
O papel do povo na organização do poder
Participação popular.

13) MANGUE
Aspectos para discussão: A população do mangue
Paternalismo
Assistencialismo
Ascensão de uma posição de objeto destas populações para a de sujeito.

14) ENGENHO
Aspectos para discussão: Formação econômica do Brasil
Monocultura. Latifúndio
Reforma agrária.

15) ENXADA
Aspectos para discussão: Reforma agrária e reforma bancária
Tecnologia e reforma.

16) TIJOLO
Aspectos para discussão: Reforma urbana – Aspectos fundamentais
Planejamento
Relacionamento entre várias reformas.

17) RIQUEZA
Aspectos para discussão: O Brasil e a dimensão universal
Confronto da situação de riqueza e pobreza
O homem rico x o homem pobre
Nações ricas x nações pobres
Países dominantes e dominados
Países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Emancipação nacional
Ajudas efetivas entre as nações e a Paz Mundial.

Fonte: Freire, P. 1978. Educação como prática da liberdade, 8ª edição. RJ, Paz e Terra.

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