28 novembro 2016

Minha reportagem sobre Cuba

Guy de Almeida

Finalmente estava ali, naquele ensolarado dia de janeiro de 1961, ao pé da escada de desembarque no aeroporto de Havana, pisando pela primeira vez o solo da ilha. Recebido com um convite para descobrir o daiquiri ao som de uma rumba executada na pista por um conjunto em trajes típicos, o jovem jornalista já sabia algo do que iria ver, pois para lá havia viajado várias vezes, antes que surgisse aquela oportunidade inesperada.

Havia viajado com Jean Paul Sartre nas páginas do Furacão sobre Cuba; descobrira tratar-se de uma revolução de ‘jovens iluminados’ com Fernando Sabino e Rubem Braga; subira a Sierra Maestra montado nas reportagens pioneiras do grande Herbert Mathews para a imprensa norte-americana; fizera a ‘anatomia da revolução’ com Leo Huberman e Paul Sweezy; se impactara com a advertência do celebrado cientista social Wright Mills aos seus compatriotas em Listen,Yankee (Ouça, Ianque): “... a voz de Cuba, hoje, é a voz do bloco de nações famintas”.

Estava ali, emergindo de uma campanha eleitoral no Brasil em que entre os grandes temas debatidos estavam a concentração de renda, a reforma agrária, a defesa das reservas naturais do país, a remessa de lucros pelas empresas estrangeiras, os altos índices de analfabetismo, a fome desnudada por Josué de Castro, a relação desigual no comércio internacional, a revolução cubana, visitada por um candidato – Jânio Quadros – no alvorecer da campanha.

Os poucos dias anteriores à viagem tinham sido dias de ansiedade, correndo atrás de um passaporte e tratando de reunir pelo menos alguns dólares para os gastos extras. Quando finalmente abordou o avião para fazer no Rio de Janeiro a conexão Caracas-Havana, era como se já estivesse imerso em um sonho que se prolongaria por 28 dias, continuado e coerente como não são os sonhos. Um dia de espera, uma volta por Copacabana, uma passadinha pelo Hotel Trocadero para visitar Tancredo Neves, de quem fora assessor de imprensa durante a frustrada campanha para o governo estadual, apoiada pelas chamadas ‘forças progressistas’ de Minas. Um toque na campainha, a porta abrindo-se, e lá estava Tancredo, meses depois primeiro-ministro de João Goulart, vestindo um informal quimono, livro já pela metade entre os dedos, interrompendo a sua própria viagem pela ilha com Huberman e Sweezy para fazer também a sua ‘anatomia da revolução’.

Seguir-se-iam dias de revelações sucessivas, ao lado de José Guilherme Mendes, Benito Barreto, Jamil Almansur Haddad, Plínio de Abreu Ramos – companheiros de viagem – ou conhecendo o então jovem deputado Almino Afonso, a quem o uniria uma amizade fraternal construída ao longo dos anos de exílio no Chile e no Peru.

Muito do que ocorreu naqueles dias estaria depois nas 16 páginas do suplemento especial do Binômio, redigidas sob emoção inspirada no visto e no ouvido, Pés no chão, o jovem jornalista percebera por que Sartre lhe dissera, naquela primeira viagem conjunta, que “falar aos brasileiros sobre a ilha rebelde cubana era falar deles próprios”. Como compreenderia melhor ainda alguns anos mais adiante, ao partir, após meses de prisão, para um exílio de onze anos. Deixando para trás uma condenação pela justiça militar com base em processo político apoiado principalmente em produtos de sua atividade jornalística, entre eles aquele caderno especial sobre a revolução cubana...

Fonte: Rabêlo, J. M. 1997. Binômio: edição histórica. BH, Armazém de Idéias & Barlavento Grupo Editorial.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker