09 novembro 2016

Por que um sistema circulatório?

Horacio E. Cingolani

Os organismos unicelulares extraem diretamente do meio que os rodeia as substâncias de que necessitam para a vida e eliminam para ele as substâncias residuais. À medida que avançamos na escala zoológica, os organismos mais complexos e de maior tamanho não podem contar simplesmente com a difusão para essas funções, já que necessitam de que as substâncias requeridas cheguem a células que se encontram bastante distantes do meio circundante.

[Estimou-se] que um organismos esférico, de 1 cm de raio e que consumisse 100 mL O2/kg/hora, necessitaria de uma pressão externa de 19.000 mm Hg (25 atmosferas) para que o oxigênio chegasse até seu centro. Somente organismos com raio menor do que 0,5 mm poderiam sobreviver na água rodeada de ar a 1 atmosfera de pressão (760 mm Hg).

Os organismos mais diferenciados, incluindo o [ser humano], necessitam de vários sistemas inter-relacionados. O sistema circulatório é o encarregado de transportar, por meio do sangue que impulsiona e distribui, as substâncias que ‘descarregará’ nas células, ao mesmo tempo [em] que ‘carregará’ resíduos e outras substâncias que são produzidas nas células, como, por exemplo, hormônios. O oxigênio é incorporado ao sangue no processo de hematose, que ocorre nos alvéolos pulmonares. Aí, com a ajuda de uma substância química, a hemoglobina, o sangue ‘carrega’ O2 e ‘descarrega’ CO2 no meio ambiente. Esse sangue deverá ser distribuído eficientemente pelo sistema circulatório a fim de assegurar um balanço entre os diferentes territórios.
[...]

Fonte: Cingolani, H. E. 2004. Organização geral do sistema circulatório e leis que regem o deslocamento de líquidos. In: Cingolani H. E. & Houssay, A. B., orgs. Fisiologia humana de Houssay, 7ª ed. Porto Alegre, Artmed.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker