15 julho 2017

Mostras de afiliação infantil

J. W. Anderson

Existem amplas evidências de que o apego, determinado através da proximidade que o bebê mantém em relação à mãe, é forte “num período da vida em que a criança já é capaz de locomoção livre e independente, mas ainda não é capaz de defender-se numa emergência” (Bowlby, 1958).

Os critérios de apego num estudo desta natureza são os fatores que permitem identificar uma díade mãe-bebê em condições de campo.

Em alguns minutos de liberdade, uma criança dá mostras de sua afiliação:
(1) correndo frequentemente em direção [e para longe da] mãe;
(2) mantendo-se a uma distância tal que a mãe [possa] vê-la ou ouvi-la;
(3) parando [mais tempo] perto da mãe [do] que longe dela;
(4) olhando de relance para a mãe quando está longe dela; [deslocando-se,] orienta-se para dois objetos simultaneamente[, olhando] para trás, em direção à mãe, ao afastar-se dela, ou para alguma coisa à distância, ao aproximar-se dela;
(5) apresentando contatos físicos de curta duração, também observados em outros primatas superiores de idade comparável.

A presença de outras crianças brincando perto pode mudar o comportamento do bebê. Ele afasta-se mais da mãe do que o usual, quando se junta a dois ou três bebês, e pode tornar-se necessário que a mãe vá buscá-lo.
[...]

Fonte: Anderson, J. W. 1981 [1972]. Comportamento de apego fora de casa. In: N. Blurton Jones, ed. Estudos etológicos do comportamento da criança. SP, Pioneira.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker