31 outubro 2017

Sistemas agrários

Ademar Ribeiro Romeiro

A passagem da produção agrícola baseada em sistemas de cultura itinerante para uma produção baseada em sistemas de cultura permanente na Europa do Norte foi objeto de vivas controvérsias. Uma das mais importantes opunha, de um lado, aqueles que viam a expansão demográfica como a variável independente na evolução dos sistemas agrários; de outro lado, aqueles para os quais a força motriz principal do processo de mudança era a introdução do progresso técnico, independentemente da expansão demográfica.

Os partidários da primeira corrente partem do que consideram um fato: a produtividade tanto da terra quanto do trabalho nos sistemas de cultura itinerante era superior àquela obtida com os sistemas de cultura permanente que lhes sucedem. Tratar-se-ia, portanto, da passagem paradoxal de um sistema superior para um sistema inferior. Efetivamente, a pressão demográfica parece ser a única força capaz de obrigar os agricultores a trabalhar mais para obter menos. Segundo Boserup (1970), a pressão demográfica obriga os agricultores a trabalhar cada vez mais porque esta é a única maneira de aumentar a produção quando não há outros recursos que aqueles disponíveis no espaço agrário. Somente a partir da revolução industrial, quando a indústria passa a fornecer à agricultura fontes exógenas de energia e outros insumos, é que se torna possível aumentar simultaneamente o rendimento da terra e a produtividade do trabalho agrícola.

A segunda corrente abriga autores para os quais a evolução dos sistemas agrários até a revolução industrial não foi, como supõe Boserup (1970), uma sucessão de sistemas com produtividade do trabalho decrescente. Para autores neomalthusianos, como Grigg (1974), os sistemas agrários evoluem devido à introdução autônoma de inovações tecnológicas, um processo que seria inerente à curiosidade e capacidade inventiva do homem. Essas inovações, por sua vez, elevam a produção de alimentos per capita, o que tenderia a acelerar o crescimento demográfico. Assim a pressão demográfica seria o resultado e não a causa da evolução dos sistemas agrários.
[...]

Fonte: Romeiro, A. R. 1998. Meio ambiente e dinâmica de inovações na agricultura. SP, Annablume & Fapesp.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker