13 janeiro 2019

Exilado

João Carlos Taveira

A Fábio Lucas

1.
Vim dos caminhos
de Minas
para o mundo.
Vim, do susto
e da vertigem,
desfazer abismos.

Vim, e aqui estou,
com meus arreios,
buscando halo
e cavalo
para o itinerário.

Trago, nas mãos,
calos e fuligens,
e, no peito,
um mapa
inconcluso.

2.
Deixei os vales,
as colinas
de Minas
pelo asfalto
destas ruas,
pelo acrílico
destas janelas.

Deixei-me, menino,
perdido nos rubis
dos cafezais.
Deixei-me no homem
que me divide
e me acompanha.

3.
Lembro da infância,
das cabras,
improvisadas
montarias.

Meu norte
se divisa
na tessitura
de uma nuvem.

Lembro. Lembro
das estâncias,
rútilas paragens
de bois e vento.

Na tarde sempiterna,
entre automóveis,
ainda de lembrança
me argamasso.

Fonte: Horta, A. B. 2003. Sob o signo da poesia. Brasília, Thesaurus. Poema publicado em livro em 1991.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker