As antropologias
Ralph Linton
As duas grandes divisões da antropologia que lidam, respetivamente, com o homem e com as suas obras são conhecidas como antropologia física e antropologia cultural. Esta divisão remonta aos primórdios da antropologia e cada ramo desta ciência seguiu sua própria linha de desenvolvimento, produzindo seu próprio corpo de especialistas. Muito poucos indivíduos atuaram nos dois campos e se familiarizaram com ambos, disso resultando que tenderam, em grande parte, a perder contacto uns com os outros. Durante algum tempo, pareceu que a separação seria intransponível, a antropologia física vinculando-se inteiramente às ciências naturais e a antropologia cultural às ciências sociais. Contudo, elas estão agora começando a se reaproximar, à medida que nos tornamos mais conscientes da influência de certos fatores fisiológicos sobre a cultura e vice-versa. [...]
Cada uma das duas grandes divisões da antropologia sofreu novas diferenciações internas. A antropologia física ramificou-se na paleontologia humana e na somatologia; a antropologia cultural, na arqueologia, etnologia e linguística. Os nomes dessas subciências podem assustar, mas elas próprias, ou pelo menos as suas descobertas mais sensacionais, são do conhecimento da maioria dos leitores.
Fonte: Linton, R. 1978. Campo e divisões da antropologia. In: Mussolini, G., org. Evolução, raça e cultura, 3.ed. SP, Nacional & Edusp. Excerto de texto originalmente publicado em 1945.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home