29 dezembro 2006

O sapo e a cobra

Lenda africana

Era uma vez um sapinho que encontrou um bicho comprido, fino, brilhante e colorido deitado no caminho.

Olá! O que você está fazendo estirada na estrada?

Estou me esquentando aqui no sol. Sou uma cobrinha e você?

Um sapo. Vamos brincar?

E eles brincaram a manhã toda no mato.

Vou ensinar você a pular.

E eles pularam a tarde toda pela estrada.

Vou ensinar você a subir na árvore se enroscando e deslizando pelo tronco.

E eles subiram.

Ficaram com fome e foram embora, cada um para sua casa, prometendo se encontrar no dia seguinte.

Obrigada por me ensinar a pular.

Obrigado por me ensinar a subir na árvore.

Em casa, o sapinho mostrou à mãe que sabia rastejar.

Quem ensinou isso a você?

A cobra, minha amiga.

Você não sabe que a família Cobra não é gente boa? Eles têm veneno. Você está proibido de brincar com cobra. E também de rastejar por aí. Não fica bem.

Em casa, a cobrinha mostrou à mãe que sabia pular.

Quem ensinou isso a você?

O sapo, meu amigo.

Que besteira! Você não sabe que a gente nunca se deu bem com a família Sapo? Da próxima vez, agarre o sapo e... bom apetite! E pare de pular. Nós cobras não fazemos isso.

No dia seguinte, cada um ficou em seu canto.

Acho que não posso rastejar com você hoje.

A cobrinha olhou, lembrou do conselho da mãe e pensou: “Se ele chegar perto, eu pulo e o devoro.”

Mas lembrou-se da alegria da véspera e dos pulos que aprendeu com o sapinho. Suspirou e deslizou para o mato.

Daquele dia em diante, o sapinho e a cobrinha não brincaram mais juntos. Mas ficavam sempre ao sol, pensando no único dia em que foram amigos.

Fonte: Bennett, W. J., org. 1997. O livro das virtudes para crianças. RJ, Nova Fronteira.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

MUITO BOM ESSE LIVRO
EU TENHO ELE.
A HISTORIA Q MAIS ME EMOCIONOU FOI A "O PEQUENO HEROI DA HOLANDA E A DO POR FAVOR.
SÃO MUITO LINDAS.

29/3/08 11:52  
Blogger avesaraucaria disse...

ADOREI A HISTÓRIA....

ATÉ PARECE COISA DE SER HUMANO....


HEHEHEH

12/5/10 17:33  
Anonymous Anônimo disse...

Eu adorei pq é diferente

20/10/11 21:19  

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker