09 fevereiro 2011

Oito coisas sobre globos oculares

Nick Arnold

1. Você não precisa cuidar dos seus globos oculares! Seu corpo faz isso por você.

2. Os globos oculares vêm completos, com seu sistema de lavagem e de limpadores de pára-brisa – mais conhecido como ‘choro’.

3. Por sorte, você não precisa estar triste para chorar. Você pode produzir lágrimas quando estiver doente, tossindo ou quando algo entrar em seu olho – ou, o que é melhor, quando estiver rindo!

4. As lágrimas também lavam seu globo ocular quando você pisca. Cada piscada dura 0,3-0,4 segundo. Isso corresponde a meia hora por dia, ou cinco anos da sua vida. Que perda de tempo!

5. As lágrimas que você não usa secam nos tubos de drenagem que vão dos cantos dos seus olhos até o nariz. Essas lágrimas secas forma a remela que você tira dos olhos pela manhã (ou, pelo menos, deveria tirar!).

6. Cada um dos seus olhos é protegido por cerca de duzentos cílios. Cada cílio dura de três a cinco meses, depois cai e é substituído por outro.

7. Bichinhos pequeníssimos vivem na base dos seus cílios. Eles têm oito pernas e se parecem com jacarés. Mas não se preocupe, eles não fazem nenhum mal. Na verdade, eles lhe fazem bem, comendo micróbios potencialmente perigosos.

8. Se, apesar de todo esse cuidado e atenção, seus olhos não enxergarem bem, talvez você precise de óculos.

Fonte: Arnold, N. 1997. Sangue, ossos e pedacinhos. SP, Melhoramentos.


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker